Sentindo na Pele: narrativas em afroperspectiva será lançado com tarde de autógrafos

  • Autor do post:

Por Sociedade Literária do Morro do Castelo

Antologia de contos de escritoras e escritores negros de todo o Brasil será lançada pela Sociedade Literária do Morro do Castelo no mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro, reunindo a cena cultural carioca para celebrar a Literatura Afrobrasileira.

A Antologia Sentindo na Pele: narrativas em afroperspectiva, obra que marca a estreia do filósofo e escritor Renato Noguera na Literatura, traz 24 escritores e escritoras negros com relatos e representações literárias na forma de contos. A diversidade de pontos de vista e vivências afrobrasileiros acerca dos mais diversos temas dita a dinâmica da obra, organizada por Janaína Nascimento e Pedro Machado, em uma parceria da Sociedade Literária do Morro do Castelo com a Editora Alpheratz. Cada um dos escritores trazem, em seus contos, elementos da sua perspectiva sobre o que é ser preto na sociedade brasileira, com toda a complexidade dos conflitos sociais, através de temas como amor, sexualidade, educação, violência, entre outras temáticas que compõe um imenso panorama das vivências negras brasileiras.

Segundo Janaína Nascimento, uma das organizadoras da antologia, “Sentindo na pele traz o eco de vozes, através da prosa. É uma escrita de ‘nós’, onde cada autor e autora traz narrativas que atravessam as narrativas dos seus e de tantas outras pessoas negras que folhearão essas páginas. Publicar Sentindo na Pele é fazer com que essas narrativas reverberem, ‘afetem’ e inspirem outras pessoas negras”. Pedro Machado, que também é organizador da obra, destaca que “é importante notar que, no livro, não só temos histórias negras contadas por pretas e pretos, mas também as temos numa multiplicidade de visões de mundo, o que explicita a importante diversidade da Literatura Afro-brasileira”. Para o editor-chefe da Editora Alpheratz, Leonardo Vichi, “esta antologia já nasce como instrumento de luta contra as assimetrias produzidas pela dificuldade de acesso de escritores negros ao mercado editorial. Sentindo na Pele é uma obra de importância social, literária e cultural singular, por nos permitir apresentar ao leitor um olhar autêntico e vívido em afroperspectiva”.

Serviço:

O evento será realizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI, Rio de Janeiro) no dia 26 de novembro, sábado, às 15h.

Mais informações em: www.morrodocastelo.com.br