QG da Editora Alpheratz

O mais importante é que existimos porque acreditamos naquilo que fazemos. E importante também é que existimos porque acreditamos que podemos fazer as coisas de uma maneira diferente de como eram feitas antes de nós. Começamos de um sonho pequeno, nascido entre xícaras de café no final do expediente, enquanto observávamos o movimento das ruas do Centro do Rio de Janeiro. Neste café, que se situa ao lado de uma grande livraria, puxando assunto com um e outro, descobrimos vários autores que traziam histórias pessoais mais ou menos parecidas. Traziam histórias para contar, vivências para narrar, mas não encontravam ninguém disposto a lhes dar voz.

Então é por isso que existimos, para abrirmos espaço por entre as estantes de livros e inserirmos ali obras que acreditamos que merecem ser lidas, divulgadas e perpetuadas. Obras de vozes que precisam ser ouvidas, que precisam ser tiradas das margens e trazidas para o centro da página de um livro, para dentro da Literatura.

Como símbolo e como nome, escolhemos Alpheratz, estrela mais brilhante de Andrômeda, constelação que representa a figura mitológica da princesa etíope, de mesmo nome. Na Mitologia, Andrômeda é filha dos reis da Etiópia, Cefeu e Cassiopeia. O brilho da beleza de Andrômeda humilhou os deuses e a fez ser entregue em sacrifício a um monstro marinho. O belo brilho de Andrômeda hoje ainda pode ser visto eternizado nos céus.

Assim nasceu a Editora Alpheratz, uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos.

Leonardo Vichi
Editor-Chefe