A Poética da Resistência: Lançamento contará com cerimônia e tarde de autógrafos

  • Autor do post:

Por Sociedade Literária do Morro do Castelo

Antologia de poemas será lançada pela Sociedade Literária do Morro do Castelo no mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro, reunindo a cena cultural carioca para celebrar a poesia que não se esconde dos temas sociais.

A antologia A Poética da Resistência, traz 23 escritores que, na forma de poemas, expõe os conflitos existentes na sociedade brasileira. A relação entre poesia e resistência a uma ampla gama de opressões sociais dita a dinâmica da obra, organizada por Pedro Machado e Janaína Nascimento, em uma parceria da Sociedade Literária do Morro do Castelo com a Editora Alpheratz. Um vasto panorama de opressões e preconceitos é denunciado e combatido no suceder dos poemas que compõe o livro, em temas tais como a violência contra a mulher, o racismo, o abuso policial, a guerra contra as periferias, a gordofobia, a homofobia, entre outros preconceitos e agressões que decorrem das próprias estruturas da sociedade brasileira.

Segundo Pedro Machado, um dos organizadores da antologia, “A Poética da Resistência nos mostra que literatura e política não existem separadamente. O ato da escrita sempre é social, sendo assim, a neutralidade quanto à política, como o que rege as dinâmicas sociais, não é possível em uma Literatura que busque refletir os conflitos humanos ocorridos dentro das dinâmicas sociaos”. Janaína Nascimento, também organizadora, destaca que ” A Poética da Resistência consegue traduzir em belos versos a dureza e as alegrias de sermos como somos. É um livro que trata sobre a diversidade e as possibilidades de existência, em um país onde esse direito tem sido negligenciado e aviltado diariamente para pessoas que não estão dentro dos ‘ditos’ padrões estabelecidos pela sociedade”. De acordo com Leonardo Vichi, Editor-Chefe da Editora Alpheratz, a “a pulsão do pensar poético contida na obra, mais do que Resistência, se demonstra como ato, como fazer político que por si só quebra as barreiras dos preconceitos e das desigualdades, no momento em que se nega permanecer dócil aos espaços de exclusão, às margens, e se coloca como centro, como voz que denuncia, como um j’accuse. Para a Editora Alpheratz, assim como foi para Émile Zola, fazer vir à luz esta urgente publicação reverbera o ‘dever de falar, o dever de não ser cúmplice’, papel de nossa editora, sempre independente e sempre comprometida com ideais de um mundo mais igual e justo”.

Serviço:

O evento será realizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI, Rio de Janeiro) no dia 26 de novembro, sábado, às 15h.

Mais informações em: www.morrodocastelo.com.br