A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética

  • Post author:
  • Post category:Blog

Obra inédita sobre Defesa Cibernética produzida por cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina.

No momento atual, uma possível Guerra Cibernética pode ser tão fatal quanto qualquer outra guerra do passado. Considerando o nível de dependência que temos de serviços básicos que se encontram totalmente informatizados, como o sistema bancário, as telecomunicações, controle do espaço aéreo etc estamos também muito vulneráveis ao risco de um apagão digital que paralise hospitais, bancos, usinas de energia, interrompa o fornecimento de água e provoque caos em todo o país.

Fruto de uma intensa e longa pesquisa empreendida pelos cientistas do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, o livro A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética traz um minucioso panorama das estratégias de Defesa Cibernética utilizadas pelos EUA, China, Rússia e Israel. A obra analisa doutrinas, políticas de defesa, e outros documentos, alguns sigilosos, que revelam como estas nações estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.

Para o Brasil, importante hub dentro do espaço cibernético da América Latina e do Mundo, o livro alerta sobre a importância de se desenvolver o pensamento cibernético nacional e o longo caminho que ainda precisamos percorrer até garantirmos nossa resiliência frente às ameaças emergentes vindas do ciberespaço.