Lançamento: Introdução às Literaturas Africanas

  • Post author:

Obra com abordagem inédita conduz leitor por uma jornada pelas literaturas dos países africanos de Língua Portuguesa.

Apesar das fortes raízes que nos ligam ao continente africano e mesmo sendo o Brasil parte de uma ampla comunidade de falantes do mesmo idioma, a literatura de países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe ainda é desconhecida para grande parte dos brasileiros. Embora autores como Mia Couto, de Moçambique e Pepetela, da Angola, gozem de alguma popularidade no país, pouco se fala sobre o panorama literário dos demais países africanos de Língua Portuguesa e da importância social e cultural dele nos processos de descolonização desses países.

Introdução às Literaturas Africanas – A literatura nos países africanos de Língua Portuguesa é a porta de entrada para uma intensa jornada através da literatura de países que lutaram contra a opressão enquanto, por meio de seus processos revolucionários, buscaram encontrar e ao mesmo tempo construir suas próprias identidades pós-coloniais. Essas são características que, aliás, ligam essas literaturas ao próprio Brasil. Revela-se, assim, nesses países, literaturas ricas em temáticas como: a luta anticolonial, a libertação dos povos africanos, a luta contra o racismo, o amor, a infância, as reflexões sobre o próprio fazer literário e sobre o diálogo intercultural, o questionamento do patriarcalismo, a liberdade da mulher, o respeito ao sofrimento humano, a experiência da guerra, entre muito outros. O painel dessas temáticas é infinito e variado e reflete toda experiência humana no contexto da história recente dos povos presentes em África.

Ao demonstrar os fortes laços e pontes da relação Brasil-África, Introdução às Literaturas Africanas nos ensina o que, cada vez mais, vem sendo esquecido por todos nós: a possibilidade do diálogo.

Pedro Paulo Machado, escritor negro, nascido e criado na Baixada Fluminense, na favela Vila Operária, em Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, traz em sua trajetória uma já consolidada carreira poética, formado em Letras – Literaturas pela UFRJ e Mestre em Literaturas Africanas, publicou, em 2020, o romance Brilha a escuridão dos teus olhos, terceiro livro desta casa editorial com participação do autor, e organizou, em 2021, a antologia Vozes da margem, vozes na margem: narrativas fora de centro, que reúne contos de autores periféricos.

A obra pode ser adquirida em nossa livraria parceira em www.livrariadante.com.br

https://www.livrariadante.com.br/produto/introducao-as-literaturas-africanas/