Editora abre seleção para antologia de contos sobre minorias e dá oportunidade a autores iniciantes

  • Post author:
  • Post category:Blog

Publicação será destinada a dar voz a minorias marginalizadas e populações periféricas

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2020. A Editora Alpheratz, casa editorial carioca que desde 2014 se dedica a publicar obras de autores estreantes com temáticas sociais como racismo, antissemitismo e exclusão social, escolheu o Dia da Consciência Negra para lançar o edital de seleção para sua nova antologia de contos. A obra dará voz a grupos que encontram dificuldade de serem ouvidos, seja pela exclusão social, seja pela dificuldade de chegarem nas grandes editoras. “Vozes da margem, vozes na margem: narrativas fora de centro” terá como tema central as desigualdades sociais, as minorias e as populações periféricas.

A publicação é feita em parceria com a Sociedade Literária do Morro do Castelo, coletivo que reúne escritores, poetas e artistas em torno da memória do lugar de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, o Morro do Castelo, e que por vários séculos foi símbolo da exclusão social na região. Organizado pela doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE/RS, Ana Elicker, e pelo mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ, Pedro Paulo Machado, o livro, que resultará da seleção de contos, será uma obra literária que representará as vivências daqueles que compõem o Brasil dos excluídos e dos alijados de qualquer participação mais ativa em nossa sociedade. De acordo com Pedro Paulo Machado, “o objetivo é dar voz àqueles que não recebem a devida atenção em uma sociedade que ainda tenta mascarar o preconceito de classes, o racismo estrutural, o machismo, a homofobia e que ainda naturaliza relações sociais violentamente verticalizadas”. A seleção será realizada por comissão formada por membros da Sociedade Literária do Morro do Castelo e da Editora Alpheratz e os contos podem ser enviados através do site da editora até 20 de março de 2021. Para Ana Elicker, está é uma oportunidade de “amplificar a visão sobre a vivência dos marginalizados e dos periféricos, com todos os seus percalços, obstáculos colocados pelas desigualdades sociais, sofrimentos, dores e, por que não?, suas alegrias, amores, grandes feitos, enfim, a vida tal qual é”.

A antologia terá edição física em papel e e-book disponível na plataforma da Amazon em formato Kindle. Esta é uma forma de revelar novos talentos e de permitir ao autor estreante que possa chegar aos leitores, possa contribuir desde o início de sua carreira para a formação de pensamento crítico em quem o lê. Leonardo Vichi, editor-chefe da Alpheratz explica que “a proposta é cultivar um fazer literário que invada o espaço dominado por narrativas totalitaristas opressoras, que historicamente se impõem como ponto focal autoritário de onde emergem estéticas preconceituosas e discursos antidemocráticos, e trazer, para o centro do debate, vozes que denunciem a violência da sociedade brasileira, vozes que ainda não estão suficientemente bem representadas no cenário literário”.

Mais informações em: www.alpheratz.com.br ou [email protected]

Sobre a Sociedade Literária do Morro do Castelo:

A Sociedade Literária do Morro do Castelo foi fundada em agosto de 2019 para fomentar a pesquisa interdisciplinar e historicamente abrangente em Literatura Brasileira em seu contexto histórico, social e cultural, incluindo todos os períodos e gêneros de escrita e representação que remetam, descrevam ou sejam inspirados por questões de Estudos Brasileiros. Para mais informações visite: www.morrodocastelo.com.br

Sobre a Editora Alpheratz:

A Editora Alpheratz é uma editora independente que tem como objetivo principal realizar a publicação de obras de excelente qualidade e de bons autores. É uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos. Visite www.alpheratz.com.br e conheça a editora.