Apresentação

Quando se faz literatura com autenticidade e consciência social, a escrita se torna um ato de resistência. É nesse viés que propomos uma Poética da Resistência. Trata-se de poesia que, para além de um supérfluo panfleto, se coloque como resistência ao obscurantismo, às opressões sociais em seus diversos níveis, ao racismo estrutural, ao machismo e à violência perpetrada pelo próprio Estado, só para citar alguns dos problemas da sociedade brasileira.

São exemplos de tais versos de resistência, os que cantam diferentes configurações e modos de amar, os que questionam os preconceitos, os que cantam a beleza de corpos que não se encaixam nos padrões impostos e os que reverberam a visão de mundo dos periféricos.

Nessa poesia, as urgências sociais e as sutilezas do sentimento humano não se excluem. Antes, ela demonstra que essas instâncias se complementam como faces de uma resistência que se põe tanto no interior do indivíduo quanto na sua relação com a comunidade.

Assim, a Sociedade Literária do Morro do Castelo e a Editora Alpheratz convidam a todos para participarem da Antologia A Poética da Resistência. Esta antologia visa reunir poesias daqueles que lutam e resistem frente às dificuldades, sofrimentos e que persistem no combate às injustiças.

Sobre a Antologia

Os textos desta antologia serão poesias que tenham como tema central a resistência, a luta e o combate perante todas as formas de preconceito e injustiças.

Cada poesia selecionada por meio do edital deverá conter em torno de 10.000 (dez mil) caracteres, com espaços (em torno de 4 páginas no word). Caso a poesia tenha mais que 10.001 caracteres, estará sujeita a acréscimo no valor final, a ser analisado individualmente.

A Editora Alpheratz terá em torno de 30 dias para analisar o texto. Se for aprovado(a) entraremos em contato para a etapa de pagamento e assinatura de contrato de direitos autorais.

Este projeto não é gratuito. Saiba mais sobre os serviços envolvidos no campo perguntas frequentes.
O pagamento da taxa será feito após e-mail de confirmação da seleção. Somente os autores dos contos selecionados precisam pagar a taxa.

A Taxa de Participação na seleção é de R$ 270,00

Todos os participantes publicados na antologia receberão três exemplares da obra.

Frete já está incluso para todo o Brasil.

O valor da taxa poderá ser parcelado* via cartão de crédito ou à vista via boleto. Pacotes com Frete já incluso.
Os autores que enviarem suas poesias estarão concordando com o pagamento da taxa em até (03) três dias úteis após receber e-mail de aprovação.

Caso o(a) autor(a) desejar adquirir mais de 20 exemplares, a Editora Alpheratz fará um preço especial de atacado mediante pedido.

Ao enviar o texto, o(a) autor(a) concorda que o projeto não é gratuito e terá de arcar com o pagamento caso seja selecionado, além de concordar com todos os termos do edital.

*Consultar edital para condições de parcelamento

O valor do frete para envio dos livros físicos está INCLUSO no valor da taxa. (Frete incluso para o Brasil, informe se deseja enviar os exemplares para outros países)

Ao enviar o texto, o(a) autor(a) concorda com todos os termos deste edital.

Os textos serão analisados e selecionados mediante avaliação dos profissionais nomeados pela EDITORA ALPHERATZ. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:

  • Criatividade e originalidade do texto;
  • Utilização correta da norma-padrão da língua portuguesa, salvo quando outras variedades sejam justificadas pelo contexto da narrativa;
  • Enquadramento ao gênero proposto: Poesia;
  • Adequação à temática proposta;
  • Qualidade dos recursos poéticos utilizados;
  • Impacto e relevância social.

Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo a seus autores, entretanto os autores autorizam a comercialização de sua obra através da antologia, abdicando de qualquer remuneração sobre sua obra.

Os autores participantes responderão legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação, injúria e não autoria, isentando a EDITORA ALPHERATZ de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo enviado para a antologia.

O Prazo para inscrição e submissão de poesias vai de 09 de julho de 2021 a 09 de agosto de 2021.

Após receber o e-mail de confirmação de aprovação na seleção, com o link para pagamento da taxa de participação, o autor terá até 3 (três) dias úteis para efetuar o pagamento.

O lançamento da obra está previsto para ocorrer em Novembro de 2021.

TEM ALGUMA DÚVIDA
SOBRE COMO PARTICIPAR?

Os Organizadores

WhatsApp-Image-2019-11-02-at-16.07.54-1

Pedro Paulo Machado

Pedro Paulo Machado, nascido e criado na Favela Vila Operária, em Duque de Caxias (RJ), é professor de Literatura para o Ensino Médio e é formado como Bacharel em Literaturas e Mestre em Literaturas Portuguesa e Africanas pela UFRJ. Pesquisa Literatura Brasileira com foco em autores negros nacionais como Machado de Assis, Lima Barreto e Cruz e Souza. Tem especial interesse pelas tradições africanas e pela história das comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Dentre suas publicações estão o conto “Débora Rosa do Castelo”, na antologia intitulada “Morro de Saudade: quatro caminhos para o Morro do Castelo”, publicada pela Sociedade Literária do Morro do Castelo, grupo que integra como membro fundador, e a coautoria no livro “Nos Confins do Confinamento”, com poemas seus e poemas visuais de Leonardo Vichi. Seu primeiro romance, “Brilha a Escuridão dos Teus Olhos”, encontra-se no prelo para ser lançado pela Editora Alpheratz.

WhatsApp Image 2020-11-13 at 09.20.59

Ana Elicker

Ana Elicker é gaucha, da cidade de Rolante/RS, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestra e Bacharel em Letras pela FEEVALE/RS. Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Educação de Jovens e Adultos pela PUC/RS. É professora da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. Atua como Pesquisadora com bolsa da CAPES com pesquisa em Literacia Digital e Aprendizagem Criativa. Atua ainda como palestrante. Foi vencedora das etapas estadual e regional sul do 11º Prêmio Professores do Brasil. MEC. Como escritora, publicou os seguintes livros de contos e poesias: As Pontes (2001), Vozes de Fogo (2003), Ana, para ler e sentir (2005), Três (2018) e Retalhos – Quarentena Poética (2020), além de ter realizado inúmeras participações em antologias. É ainda autora dos seguintes livros técnicos: Literacia Digital (2020) e Literacia Digital, Gêneros e Mídias em sala de aula (2020). É membro da Sociedade Literária do Morro do Castelo e Coordenadora do Núcleo Conectando Saberes, na cidade de Rolante/RS.

Perguntas Frequentes

Não. O autor poderá ficar livre para publicar as poesias de sua autoria em outras antologias.
A editora fica livre para comercializar e divulgar somente a obra/antologia completa.

Além de fazermos uma publicação impecável, com edição e capa feita pelos melhores profissionais do mercado brasileiro, o autor ganha 03 (três) exemplares do livro físico com frete incluso para todo o Brasil, por essa razão cobramos a taxa de participação por autor selecionado. O autor também conta com a exposição do Livro em livrarias virtuais, mídias digitais e feiras literárias como a Bienal do Livro, por exemplo.

Dentre os serviços inclusos na primeira edição estão: seleção rigorosa de poesias para compor a obra, revisão ortográfica e gramatical, design de capa exclusivo com imagens ou ilustrações em alta qualidade, projeto gráfico personalizado, diagramação profissional em software específico, registro de ISBN, Impressão Offset em gráficas renomadas, papel Pólen ou Similar no miolo e Capa com acabamento em laminação fosca com orelhas.

A venda do livro será realizada na Livraria Dante em livrariadante.com.br e em livrarias online, sendo distribuído por todo o Brasil e Exterior.

Caso o autor queira comprar mais unidades, o Departamento Financeiro da Editora Alpheratz fará um preço especial mediante pedido.

Sim. O autor fica livre para enviar mais de uma poesia para análise; se aprovadas realizará o pagamento da taxa para cada poesia selecionada.

O valor pode ser parcelado em até dez vezes, no cartão de crédito (PagSeguro/ PayPal), à vista via boleto.

A Editora Alpheratz enviará os exemplares via Correios e o valor do frete para envio dos 03 (três) livros físicos já está incluso no valor da taxa de publicação da antologia. (Frete Somente para o Brasil)

Sim, a seleção prevê  1 (uma) cota de gratuidade social a quem comprovar hipossuficiência, atingir pontuação maior que 900 pontos na avaliação dos jurados e ter parecer de aceite unânime dos avaliadores.

Inscreva seu conto aqui!

    Nome Completo*
    Email*
    Data de Nascimento*
    CEP*
    Rua*
    Número*
    Complemento
    Bairro*
    Cidade*
    Estado*
    Telefone (WhatsApp) *
    CPF*
    Anexe o arquivo (.doc ou .docx somente)

    Instruções para envio

    • O texto deve ser de autoria do participante;
    • O texto deve ser uma poesia;
    • O texto deverá atender à seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas; e limite máximo de 10.000 caracteres com espaço.
    • O arquivo deve ser nomeado no seguinte formato: SOBRENOME, Nome. Título da poesia.
    • Só serão aceitos arquivos nos formatos .doc ou .docx.
    • Ao final da poesia devem constar as seguintes informações:
      • biografia de até 300 caracteres com espaços (se ultrapassado o limite, a organização fará a edição de acordo com a solicitação),
      • Nome completo (se quiser que o texto seja publicado com o pseudônimo deverá avisar),
      • RG, CPF, endereço e telefone (WhatsApp).
    • Dúvidas referentes à coletânea poderão ser sanadas no e-mail [email protected]

    Cronograma

    Inscrições e envio da poesia:
    de 09 de julho de 2021 a 09 de agosto de 2021.

    Período de Avaliação e Seleção:
    de 10 de agosto de 2021 a 10 de setembro de 2021.

    Divulgação dos Resultados:
    11 de setembro de 2021.

    Envio do contrato de publicação e dados para pagamento:
    a partir de 11 de setembro de 2021.

    Prazo para pagamento:
    até três dias úteis após envio do contrato.

    Envio do contrato assinado:
    15 de setembro de 2021.

    Lançamento da Antologia:
    20 de novembro de 2021.