ANTOLOGIA


VOZES DA MARGEM
VOZES NA MARGEM
Narrativas fora de Centro

Apresentação

O livro “Vozes da margem, vozes na margem: narrativas fora de centro” tem como objetivo reunir contos que representem as vozes pouco ou nunca ouvidas em nossa sociedade. Busca-se, assim, através desta antologia, apresentar um novo olhar a respeito dessas vozes que emergem das margens silenciadas da sociedade brasileira.

Entende-se, desta maneira, que a proposta é cultivar um fazer literário que invada o espaço dominado por narrativas totalitaristas opressoras, que historicamente se impõem como ponto focal autoritário de onde emergem estéticas preconceituosas e discursos antidemocráticos, trazendo, para o centro do debate, vozes que denunciem a violência da sociedade brasileira, vozes que ainda não estão suficientemente bem representadas no Cenário Literário.

Trata-se de uma obra literária de representação das vivências daqueles que compõem o Brasil dos excluídos e dos alijados de qualquer participação mais ativa em nossa sociedade.

Essas vozes não gozam do mesmo espaço e da devida atenção em uma sociedade que ainda tenta mascarar seu preconceito de classes, seu racismo estrutural, seu machismo latente, sua homofobia e toda uma gama de preconceitos contra minorias que já se encontram naturalizados nas relações sociais atuais ainda extremamente verticalizadas. As consequências destas tendências anacrônicas que ainda persistem na sociedade hodierna são devastadoras: a violência doméstica sofrida pelas mulheres, tendo como pano de fundo a submissão a toda uma visão patriarcal que tenta reduzi-las desde o nascimento; o assassinato de negros e pobres nas periferias, tendo como pano de fundo as guerras do tráfico e a repressão policial; a homofobia, o bullying e muitas outras formas de violências que esta antologia se dispõe a denunciar.

Assim, convidamos todos vocês que se identificam como integrantes ou simpatizantes das causas destes grupos cujas vozes foram marginalizadas e estão dispostos à criação literária que as reverberem a nos enviar seus contos, pequenas narrativas ficcionais, que permitam amplificar a visão da vivência dos marginalizados e dos periféricos, com todos os seus percalços, obstáculos colocados pelas desigualdades sociais, sofrimentos, dores e, por que não?, suas alegrias, amores, grandes feitos, enfim, a vida tal qual é.

Sobre a Antologia

Os textos desta antologia serão contos que tenham como tema central as desigualdades sociais, as minorias e as populações periféricas, enfim, textos que apontam para a marginalização em nossa sociedade.

Cada conto selecionado por meio do edital deve conter em torno de 10.000 (dez mil) caracteres, com espaços (em torno de 4 páginas no word). Caso o conto tenha mais que 10.001 caracteres, estará sujeito a acréscimo no valor final, a ser analisado individualmente.

A Editora Alpheratz terá em torno de 30 dias para analisar o texto. Se for aprovado(a) entraremos em contato para a etapa de pagamento e assinatura de contrato de direitos autorais.

Este projeto não é gratuito. Saiba mais sobre os serviços envolvidos no campo perguntas frequentes.
O pagamento da taxa será feito após e-mail de confirmação da seleção. Somente os autores dos contos selecionados precisam pagar a taxa.
Se selecionado, o(a) autor(a) poderá optar por uma das tiragens abaixo:

05 exemplares: R$ 220,00
10 exemplares: R$ 420,00

Frete já está incluso para todo o Brasil.

O valor da taxa poderá ser parcelado via cartão de crédito ou à vista via boleto. Pacotes com Frete já incluso.
Os autores que enviarem os contos estarão concordando com o pagamento da taxa em até (03) três dias úteis após receber e-mail de aprovação.

Caso o(a) autor(a) desejar adquirir mais de 20 exemplares, a Editora Alpheratz fará um preço especial de atacado mediante pedido.

Ao enviar o texto, o(a) autor(a) concorda que o projeto não é gratuito e terá de arcar com o pagamento caso seja selecionado, além de concordar com todos os termos do edital.

O valor do frete para envio dos livros físicos está INCLUSO no valor da taxa. (Frete incluso para o Brasil, informe se deseja enviar os exemplares para outros países)

Ao enviar o texto, o(a) autor(a) concorda com todos os termos deste edital.

Os textos serão analisados e selecionados mediante avaliação dos profissionais nomeados pela EDITORA ALPHERATZ. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:

  • Criatividade e originalidade do texto;
  • Utilização correta da norma-padrão da língua portuguesa, salvo quando outras variedades sejam justificadas pelo contexto da narrativa;
  • Enquadramento ao gênero proposto: Contos;
  • Adequação à temática proposta;
  • Qualidade dos recursos narrativos utilizados;
  • Impacto e relevância social.

Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo a seus autores, entretanto os autores autorizam a comercialização de sua obra através da antologia, abdicando de qualquer remuneração sobre sua obra.

Os autores participantes responderão legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação, injúria e não autoria, isentando a EDITORA ALPHERATZ de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo enviado para a antologia.

O Prazo para inscrição e submissão de contos vai de 20 de novembro de 2020 a 20 de março de 2021.

Após receber o e-mail de confirmação de aprovação na seleção, com o link para pagamento da taxa de participação, o autor terá até 3 (três) dias úteis para efetuar o pagamento.

O lançamento da obra está previsto para ocorrer em julho de 2021.

TEM ALGUMA DÚVIDA
SOBRE COMO PARTICIPAR?

Os Organizadores

WhatsApp Image 2020-11-13 at 09.20.59

Ana Elicker

Ana Elicker é gaucha, da cidade de Rolante/RS, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestra e Bacharel em Letras pela FEEVALE/RS. Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Educação de Jovens e Adultos pela PUC/RS. É professora da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. Atua como Pesquisadora com bolsa da CAPES com pesquisa em Literacia Digital e Aprendizagem Criativa. Atua ainda como palestrante. Foi vencedora das etapas estadual e regional sul do 11º Prêmio Professores do Brasil. MEC. Como escritora, publicou os seguintes livros de contos e poesias: As Pontes (2001), Vozes de Fogo (2003), Ana, para ler e sentir (2005), Três (2018) e Retalhos – Quarentena Poética (2020), além de ter realizado inúmeras participações em antologias. É ainda autora dos seguintes livros técnicos: Literacia Digital (2020) e Literacia Digital, Gêneros e Mídias em sala de aula (2020). É membro da Sociedade Literária do Morro do Castelo e Coordenadora do Núcleo Conectando Saberes, na cidade de Rolante/RS.

WhatsApp-Image-2019-11-02-at-16.07.54-1

Pedro Paulo Machado

Pedro Paulo Machado, nascido e criado na Favela Vila Operária, em Duque de Caxias (RJ), é professor de Literatura para o Ensino Médio e é formado como Bacharel em Literaturas e Mestre em Literaturas Portuguesa e Africanas pela UFRJ. Pesquisa Literatura Brasileira com foco em autores negros nacionais como Machado de Assis, Lima Barreto e Cruz e Souza. Tem especial interesse pelas tradições africanas e pela história das comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Dentre suas publicações estão o conto “Débora Rosa do Castelo”, na antologia intitulada “Morro de Saudade: quatro caminhos para o Morro do Castelo”, publicada pela Sociedade Literária do Morro do Castelo, grupo que integra como membro fundador, e a coautoria no livro “Nos Confins do Confinamento”, com poemas seus e poemas visuais de Leonardo Vichi. Seu primeiro romance, “Brilha a Escuridão dos Teus Olhos”, encontra-se no prelo para ser lançado pela Editora Alpheratz.

Perguntas Frequentes

Não. O autor poderá ficar livre para publicar os contos de sua autoria em outras antologias.
A editora fica livre para comercializar e divulgar somente a obra/antologia completa.

Além de fazermos uma publicação impecável, com edição e capa feita pelos melhores profissionais do mercado brasileiro, o autor ganha 05 (cinco) unidades do livro físico com frete incluso para todo o Brasil, por essa razão cobramos a taxa de participação por autor selecionado. O autor também conta com a exposição do Livro em livrarias virtuais, mídias digitais e feiras literárias como a Bienal do Livro, por exemplo.

Dentre os serviços inclusos na primeira edição estão: seleção rigorosa de contos para compor a obra, revisão ortográfica e gramatical, design de capa exclusivo com imagens ou ilustrações em alta qualidade, projeto gráfico personalizado, diagramação profissional em software específico, registro de ISBN, Impressão Offset em gráficas renomadas, papel Pólen ou Similar no miolo e Capa com acabamento em laminação fosca com orelhas.

A venda do livro será realizada na Livraria Dante em livrariadante.com.br e em livrarias online, sendo distribuído por todo o Brasil e Exterior.

Caso o autor queira comprar mais unidades, o Departamento Financeiro da Editora Alpheratz fará um preço especial mediante pedido.

Sim. O autor fica livre para enviar mais de um conto para análise; se aprovados pode optar por pagar uma taxa para cada conto escolhido.

O valor pode ser parcelado em até dez vezes, no cartão de crédito (PagSeguro/ PayPal), à vista via boleto.

A Editora Alpheratz enviará os exemplares via Correios e o valor do frete para envio dos 05 (cinco) livros físicos já está incluso no valor da taxa de publicação da antologia. (Frete Somente para o Brasil)

Inscreva seu conto aqui!

    Nome Completo*
    Email*
    Data de Nascimento*
    CEP*
    Rua*
    Número*
    Complemento
    Bairro*
    Cidade*
    Estado*
    Telefone (WhatsApp) *
    CPF*
    Anexe o arquivo (.doc ou .docx somente)

    Instruções para envio

    • O texto deve ser de autoria do participante;
    • O texto deve ser um conto em prosa;
    • O texto deverá atender à seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas; e limite máximo de 10.000 caracteres com espaço.
    • O arquivo deve ser nomeado no seguinte formato: SOBRENOME, Nome. Título do conto.
    • Só serão aceitos arquivos nos formatos .doc ou .docx.
    • Ao final do conto devem constar as seguintes informações:
      • biografia de até 300 caracteres com espaços (se ultrapassado o limite, a organização fará a edição de acordo com a solicitação),
      • Nome completo (se quiser que o texto seja publicado com o pseudônimo deverá avisar),
      • RG, CPF, endereço e telefone (WhatsApp).
    • Dúvidas referentes à coletânea poderão ser sanadas no e-mail [email protected]

    Cronograma

    Inscrições e envio do conto:
    de 20 de novembro de 2020 a 20 de março de 2021.

    Período de Avaliação e Seleção:
    de 21 de março de 2021 a 19 de abril de 2021.

    Divulgação dos Resultados:
    20 de abril de 2021.

    Envio do contrato de publicação e dados para pagamento:
    a partir de 25 de abril de 2021.

    Prazo para pagamento:
    até três dias úteis após envio do contrato.

    Envio do contrato assinado:
    30 de abril de 2021.

    Lançamento da Antologia:
    09 de julho de 2021.